Conhecendo o tema da Semana Mundial da Qualidade 2024
Conhecendo o tema da Semana Mundial da Qualidade 2024
Este ano, a Semana Mundial da Qualidade acontecerá entre os dias 11 e 15 de novembro. O evento, celebrado anualmente em milhares de empresas do mundo todo, destaca a importância da gestão da qualidade nas organizações e incentiva a adoção de práticas que melhoram o desempenho das empresas e, principalmente, fomentam o aumento da satisfação dos clientes!
Todos os anos, o Chartered Quality Institute (CQI), maior órgão mundial de profissionais da qualidade, propõe um tema de reflexão que é amplamente adotado pelas empresas na hora da celebração. E este ano não foi diferente.
Para 2024, o CQI propôs trabalharmos o tema “Qualidade: da conformidade ao desempenho“. Dessa forma, a ideia é que a Semana da Qualidade explore a maneira como os princípios da qualidade podem ajudar nossas empresas a ultrapassar a simples conformidade com normas e regulamentos e alcançar um desempenho superior. Tudo isso, é claro, sempre impulsionando a inovação e o sucesso sustentável!
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o tema da Semana Mundial da Qualidade 2024, compreendendo suas nuances. Além disso, vamos ver algumas dicas de ações para a Semana da Qualidade e como celebrar essa data especial. Vamos lá?
Semana Mundial da Qualidade 2024 – “da conformidade”
O tema deste ano se divide em 2 etapas, a primeira delas enfatiza algo que já estamos acostumados em nosso dia a dia: as normas e diretrizes. Por muito tempo, alguns profissionais tinham certo receio de que a implantação de uma norma ISO pudesse burocratizar ou engessar a empresa, tornando-a refém da documentação.
Ao propor o tema deste ano, o CQI nos volta diretamente para o pensamento normativo, afinal é importante contar com documentos, práticas e diretrizes que nos ajudem a entender o trabalho e executá-lo de maneira conforme. Assim, antes de galgar voos mais altos, precisamos nos certificar de que nossas empresas entreguem aquilo que se propõem a entregar.
Podemos, portanto, entender as normas e regulamentos como um primeiro passo rumo a excelência. Elas são os padrões que precisamos seguir para, então, entender o que melhorar. A partir deles, é possível entregar para além da conformidade e, igualmente, otimizar nossos processos sem perder as qualidades de entrega. E é aqui que entra a segunda parte do tema, o desempenho!
Semana Mundial da Qualidade 2024 – “desempenho”
Obter maior desempenho significa, em síntese, conseguir entregar mais e melhor. Isso, é claro, cumprindo todos os requisitos pré-determinados. Não adianta, por exemplo, dobrar a produção se 50% das entregas possuem defeitos ou não conformidades, certo?
Entendendo isso, compreendemos porque a qualidade vem em primeiro lugar. A qualidade é o fator que organiza os processos e estabelece os padrões de qualidade, ela nos ajuda a entender o que nossos clientes querem (expectativas e necessidades) e depois criar formas de entregar o que foi mapeado. Mesmo porque, não adianta mapear e desenhar processos sem saber o que eles precisam entregar no final da linha de produção.
Assim, o tema se unifica e apresenta todas as suas nuances. A qualidade como entrega precisa, portanto, partir primeiramente da “conformidade” (normas, regulamentos, padrões, pré-requisitos, etc). Somente então, sabendo o que buscamos, ela pode ser otimizada para alcançarmos o melhor “desempenho” (mais entregas, mais velocidade, entregar mais do que o cliente pediu, conseguir otimizar custos e lucrar mais, etc).
O que fazer na Semana da Qualidade?
Planejar um evento de comemoração da Semana Mundial da Qualidade 2024 pode ser muito desafiador. Porém, essa é uma data especial e muito importante para engajar pessoas e executar ações que vão fazer com que elas foquem mais nas atividades e rotinas da gestão da qualidade.
Por isso, abaixo listaremos uma série de atividades que podem ser executadas no seu evento. Algumas são mais simples, outras mais complexas, mas com um pouco de planejamento prévio, todas são possíveis e vão ajudar a conscientizar o pessoal por aí, vejamos:
- Workshops e/ou treinamentos: realize sessões educativas sobre práticas e ferramentas de qualidade, sobre a política e objetivos da qualidade e como tudo isso se liga a missão, visão e valores da sua empresa. Cada conhecimento adquirido aqui vai reforçar nos colaboradores a importância da conformidade e como isso impacta na satisfação dos clientes;
- Palestras inspiradoras: convide especialistas para falar sobre temas relevantes da qualidade e que enfatizem o tema do ano. Essas palestras podem ser ministradas por pessoas de fora da organização, bem como podem ser de colaboradores internos. Tudo vai depender dos seus objetivos e do budget que você tiver para organizar o evento;
- Competições de ideias de melhoria: Incentive os colaboradores a sugerirem melhorias e premie as melhores ideias. Isso cria um senso de pertencimento e melhora a visão que as pessoas têm sobre a abertura da empresa em relação a elas. Os prêmios podem variar muito, indo desde brindes simples a recompensas mais elaboradas, dependendo do seu contexto;
- Sessões de reconhecimento individual: celebre as conquistas dos colaboradores que contribuíram para a melhoria da qualidade e se destacaram no ano. Pode ser alguém que fez todas as entregas no prazo, que tratou todas as NCs ou participou de algum projeto importante para a qualidade. Apenas busque fazer algo público, com a participação da maior quantidade de pessoas possível, e enfatize a contribuição do colaborador reconhecido para a gestão da qualidade;
- Campanhas físicas de conscientização: apesar de as pessoas terem certo preconceito com material gráfico, a presença de itens físicos pode abrilhantar muito o evento. Se possível, use pôsteres, banners e boletins para destacar a importância da qualidade e apresentar informações importantes para as pessoas;
- Quiz ou desafio: algo relativamente simples de se fazer é organizar um quiz sobre qualidade. Isso tornar o aprendizado divertido e ainda possibilita premiar os que mais se destacarem, fazendo com que a qualidade perca um pouco aquele ar de “burocracia” ou de “matéria chata”.
Semana da Qualidade 2024: uma oportunidade de engajar pessoal
As ações propostas aqui são apenas um exemplo do que pode ser feito, e existem diversas outras boas oportunidades. O importante é fazer com que as pessoas, ao menos nesta data, se voltem para a qualidade e percebam o quanto ela é importante.
Este evento, muito além de uma celebração, é a oportunidade perfeita de engajar pessoas e incentivá-las para a qualidade. Qualquer empresa que busque ter um desempenho superior precisa entender que a qualidade é a ferramenta ideal para isso! Sem qualidade não há resultado, e para que a qualidade se sobressaia é preciso engajar as pessoas.
Portanto, mesmo que você não siga nenhuma das atividades propostas aqui, apenas não deixe essa celebração passar em branco. Organize seu evento de acordo com seu contexto e com a maturidade do SGQ da sua empresa. Acima de tudo, entenda que a Semana Mundial da Qualidade é um passo rumo a mais desempenho para o alcance de resultados incríveis para sua organização!
Assista o Webinar Gratuito sobre a semana da qualidade realizado no ano de 2023 clicando aqui!
Transforme sua Gestão com o 8Quali e automatize seu Sistema de Gestão da Qualidade .🤖 Converse com um especialista da 8Quali agora mesmo clicando abaixo e dê o próximo passo rumo à excelência:
@criskalkmann.oficial
Adorei essas “nuances”, com toda certeza a semana mundial da qualidade pode ser a oportunidade perfeita para que organizações permitam despertar nas suas boas práticas de gestão os princípios da qualidade, tão fundamentais para a evolução dos seus negócios!
Ana Carolina - Marketing 8Quali
Obrigada pelo seu comentário Cris e perfeita a sua colocação sobre a Semana da Qualidade!
Queria uma frase falando sobre a qualidade sobre conformidade ao desempenho
Alguém poderia me ajudar sobre essa frase semana da qualidade
Ana Carolina - Marketing 8Quali
Olá ☺️
A frase “Qualidade: da conformidade ao desempenho” é o tema central da Semana Mundial da Qualidade 2024, promovida pelo Chartered Quality Institute (CQI). Ela destaca como a gestão da qualidade vai além de simplesmente atender às normas e requisitos (conformidade). Trata-se também de contribuições ao desempenho das organizações, gerando resultados consistentes e melhorias contínuas.
Espero ter te ajudado.